Henrique Augusto Dias de Carvalho (1843-1909), foi um oficial do Exército Português que se distinguiu como explorador africano. Contemporâneo de Brito Capelo e Roberto Ivens, foi enviado em expedição ao Muatiânvua, no país da Lunda, no ano de 1884.

Regressado da expedição, Henrique de Carvalho pugnou ativamente pela criação do distrito da Lunda, que viria a ser estabelecido em 1895, e do qual foi o 1º Governador. Em 1923, Norton de Matos homenageou os seus serviços em Angola, alterando o nome da capital da Lunda, Saurimo, para Vila Henrique de Carvalho, onde também, em 1939 foi levantado um monumento em sua memória.

A viagem, que demoraria cerca de quatro anos, tinha não só objetivos de ligação comercial com os povos do Quimbundo, Cuango e Cassai, mas também o contacto com a Mussumba (corte) do Muatiânvua com vista a preparar as condições para o estabelecimento local de portugueses sob a sua proteção.

Assumindo também um importante caráter científico, a expedição proporcionou a Henrique de Carvalho um profundo conhecimento sobre múltiplos aspetos da zona, desde a geografia e condições de clima e navegabilidade dos rios até à fauna, flora e agricultura, bem como a história, antropologia e língua dos povos da região, que ficaram extensamente documentados na sua obra.

Da viagem ficaram, para além do conhecimento, documentos, testemunhos fotográficos e uma coleção museológica que se conservam na Sociedade de Geografia de Lisboa e que esta Instituição apresenta na Exposição Henrique de Carvalho – Memórias de um Explorador.